quarta-feira, 23 de abril de 2014

Arquitetura, a arquitortura das aprovações de projetos.

Sou formada arquiteta há mais de 10 anos. Formada em uma profissão exigente... Requer bom gosto, senso estetico, técnica, funcionalidade. E o retorno, nem metade disto. Na maioria das vezes somos surpreendidos por clientes que não querem pagar pelo serviço... Em geral, pedem dicas, de cor, de tecido, de reforma... Tem de tudo.
Para quem trabalhar com projetos, e com a realidade das aprovações, posso garantir, tem gente que esta passando fome. Na minha ultima ida ao EDIFICAPOA ouvi que nenhum laudo ou memorial de incêndio é aprovado em Porto Alegre há uns 6 meses. Bem, sendo isto verdade, este povo esta sem receber parte de sua remuneração. Vivem de que então, me pergunto?! Sim, por que sem estes documentos, nenhum projeto comercial, ou de grande porte é provado. Como as residências muitas vezes são irregulares, tirem suas próprias conclusões (podem ter certeza, faço parte deste grupo de sofredores).
Nestes momentos me pergunto, onde estão CAU, Sindicato dos Arquitetos, onde estão as entidades que deveriam lutar por estes profissionais? Sim, por que os arquitetos, em sua grande maioria são  profissionais liberais, que com os trâmites da nossa Prefeitura de Porto Alegre tem sua hora de trabalho remunerada a menos do que se remunera um estagiário.
Eu tenho um empresa... E a cada dia tento literalmente sobreviver com esta profissão. Mas estou cansada e este é realmente um desabafo... A cada dia, sabem o que fazem para melhorar? Mudam a legislação.. Vem pela frente, um novo decreto... Há poucos meses a lei de incêndio mudou e trancou tudo! Mas só pra lembrar, o incêndio da boate KISS não foi por falha na legislação, foi por falta de aplicar direito a legislação ja existente... Então, pra mim, continuamos na mesma. Mudara, a lei por que esta é a parte mais fácil, para dar uma cala boca em quem diz que os governantes não fazem nada.
E seguem os arquitetos, tendo que estudar mais, nossas novas leis.. Tendando descobrir o objetivo de tudo ist

Eliana Hertzog Castilhos
Arquiteta e urbanista

Desculpem eventuais erros de portugues, mas este post é um desabafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário