domingo, 30 de março de 2014

Sebastião Salgado. Exposição Gênesis. Porto Alegre, 2014.

No dia 13 de março foi inaugurada a exposição Genesis, do fotógrafo Sebastião Salgado. Para quem conhece a exposição vale a pena. Para quem não conhece, mais ainda.


Sebastião Salgado é um dos principais nomes da fotografia mundial. E sim, ele é brasileiro.
Conheço seu trabalho desde que a exposição Êxodos veio a Porto Alegre. Nesta época seu trabalho era totalmente em fotografia analógica. A minha primeira experiência foi me deparar com paineis imensos onde a fotografia se misturava à arte. Um trabalho incrível, um enquadramento impecável, mas que acima de tudo retratava crimes de um mundo doente. As cenas fortes contrastavam com a beleza das fotografias.
Desde então acompanho seu trabalho e aguardava ansiosa para ver o resultado de Genesis, um trabalho que nos leva a terras distantes, intocadas pela tecnologia, pelo consumismo.



Embora esperasse telas maiores, ainda assim a exposiçao apresenta lindíssimas fotos. Inevitavelmente nos perguntamos se não há montagens, pois os animais parecem olhar e posar ao fotógrafo.



O resultado porém é que sem sombra de dúvida Sebastião Salgado alcança seu objetivo. Não conseguimos acreditar que aqueles locais existam. Também saímos admirando estes locais pela arte natural destes espaços, capturada pelo artista. Sim, por que este fotógrafo é sem dúvida alguma um artista.

Interessante também que desde 2009, os  registros estão sendo realizados com máquinas fotográficas digitais. Percebe-se o tratamento nas imagens mas ainda assim o resultado é incrível. Genesis reúne registros de 8 anos de viagens,

Registrei algumas fotos, por que pra quem gosta é impossível não fazê-lo:












E as mensagens da equipe.




Um excelente programa para quem está em Porto Alegre.












Minha única queixa é a falta de um bom café no local. A gente sai da exposição querendo conversar a
respeito... mas sem um bom café??!!! Cadê a infra minha gente?? A #copadomundotaai

A exposição acontece na Usina do Gasômetro, na avenida Presidente João Goulart 551, de terça a domingo, das 9 às 21 hrs. Entrada Gratuita. Até 12 de maio de 2014.

Um comentário: