segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Arquitetura e Gastronomia. 2014-2-Café & Prosa.

Nossa segunda visita foi num café que fica dentro de uma Floricultura de Porto Alegre, a Winge, na Zona Sul da cidade. O lugar que estamos falando é o Café e Prosa, lugar que existe há mais ou menos 2 anos. Devo dizer que cansei de ir na Winge mas nunca tinha ido ali. Ontem foi nossa primeira visita. E a palavra que na minha opinião resume este lugar é Surpreendente, seja pro bem ou pro mal.



 

Chegamos ao lugar, pouco depois das 11:00 da manhã, numa idéia de: "vamos ver qual é...". É sem dúvida nenhuma um lugar charmoso. São tantos pequenos detalhezinhos que deixa de ser brega para ter uma identidade com aquele lugar... sim, definitivamente este já é um lugar onde a gente sente uma atmosfera diferente.


 

O cardápio nos dá a dica de que aqui a pressa não tem vez. Delicado em cada detalhe, harmoniza perfeitamente com o ambiente. E cada cardápio é um cardápio o que garante mais uma vez a busca da originalidade em cada detalhe.





 

O interior segue os princípios do exterior.

 



Resolvemos, depois de observar todos estes detalhes, fazer o pedido. Bem, daí começa a surpresa. O atendimento do garçom era precário. Era a primeira vez que íamos lá e ele nem pra explicar como funcionava. Na entrada do lugar tem uma plaquinha escrita em giz. perguntamos o que tinha de diferente entre aqueles pratos e os do cardápio. A resposta? Ora, são os que não estão no cardápio! Hein?!?!
Tinha um pequeno buffet no interior, mas também o garçom não sabia explicar direito como funcionava. Para evitar discussões, ficamos com os ítens do cardápio.
De início, pedimos um suco de laranja, um suco de limão com morango e um suco de abacaxi.


































Gente, melhor não pedir. O suco de laranja tava passado. O de limão, não tiraram a parte branca do limão, então tava muito amargo, nem dava para sentir o morango, e o de abacaxi, tinha muita água.

Fomos então aos pratos salgados. Pedimos quiche de gorgonzola com espinafre, penne com porpetas e molho de tomate vermelho,  quiche de alho poró e palmito, escondidinho de carne seca, lasanha de frango e Strogonof (esta é a ordem das fotos). Primeira decepção, pedimos pratos que não tinham. Queríamos dois pennes, mas só tinha um (??). O bachalhau, que é apresentado na plaquinha na entrada do lugar, também não (??!!).  Realmente não me pareceram preparados para serviços refeições.










Quantos aos pratos em si.

O quiche de gorgonzola com espinafre: é bom, mas faltou gorgonzola.

A penne com porpetas e molho de tomate vermelho,o molho era ácido, sem um temperinho a mais, sabem... a massa era normal, mas estava no ponto. Mas as porpetas, estas sim estavam muito boas. Gostinho caseiro. Mas a massa veio sem queijo e o garçom não ofereceu. Precisamos pedir.

O quiche de alho poró e palmito estava realmente muito bom. Sem um gosto excessivo de alho poró, na medida.

O escondidinho de carne de sol definitivamente foi o melhor prato em sabores, mas não tinha gosto de carne de sol. Também foi o prato melhor apresentado. O paninho no prato deu um charme a mais.

A lasanha de frango estava boa, com gostinho de tempero caseiro, ou seja tempero na medida, molhadinha, servida quente em prato quente, assim como o escondidinho e a massa. Talheres amarrados com fitinhas mostravam o cuidado com a apresentação.

Quanto ao Strogonof... tadinho, pior sem dúvida de todos os que pedimos. É um prato comum das pessoas saberem fazer então acho que merecia um maior cuidado. A carne tinha pouco molho, pouco tempero, estava totalmente insossa. O prato estava frio, então ficou tudo meio morno. Não serviram nenhum tipo de tempero para a salada. Este realmente merece ser revisto. Assim com o assunto atendimento.

Desistido dos sucos, tentamos pedir uma simples coca-cola. Mas demorou mais de 15 minutos para vir, sendo que tivemos que pedir 3 vezes. Na última vez que o garçom veio perguntar se queríamos algo a mais, que se fizemos um coro: "a coca!!". Tá, sei que não precisamos ter pressa quanto estamos lá, queríamos realmente beber.

A esta altura, já íamos dar um nota bem razoável para a turma de lá, mas então veio a chuva....


Veio o sol...


































E já que o nome do lugar é Café e Prosa, pedi um capuccino italiano.


































Bem bom o capuccino. Servido quente, xícara quente... senti falta da fitinha na colher, mas tudo bem, por que o café estava bom mesmo. E na sequencia, pedimos um sorvete artesanal. Este sim, muito, muito, muito bom mesmo. Vale ir lá só para tomar. O sorvete que pedimos era de morango. Tinha a cidez característica da fruta, sem ser muito doce.


































Depois do sorvete circulamos mais um pouco, tiramos mais algumas fotos, pois realmente tem vários recantos para serem fotografados.

 

 

 

 


 
 

Observações Gerais:
Ar condicionado: sim.
Sistemas de prevenção de Incêndio: Não (incrível, mas ao menos um extintor deveria ter).
Acessibilidade: Só na rua...
Pet Friendly: Sim.
Comidinhas Alternativas: Sim, sem glúten, sem lactose.
Acústica: lugar calmo sem barulheira.
Som: Não.
Área aberta: Sim!
Banheiro: Não tem. Se usa do da floricultura, mas este não é bom não.
Comida: esperimente o Sorvete, o Escondidinho e a Lasanha.
Bebidas: O café. Os sucos eu não recomendo não!
Preço: na média. Cafezinho é R$ 3,50.

Notas:
Arquitetura: 7 (o lugar é muito legal, tem originalidade, tem personalidade, mas falta manutenção nas peças. Pegamos duas cadeiras com peças soltas e vimos uma mesa quebrada);
Gastronomia: 5 (tem muito o que melhorar se se dispõe a servir refeições).

Café & Prosa
Rua Dr. Mario Totta 963 (dentro da Floricultura Winge). Porto Alegre. RS.
Das 10:00 às 19:30. A floricultura fecha ao meio dia, então para ir ao café tem que entrar antes.

Eliana e Alan
PS.: Fomos em mais pessoas, não pensem que comemos tudo isso.


2 comentários:

  1. Legal Alan, avaliação gastronômica e de ambiente, realmente uma ideia original. Parabéns, não sei como você arruma tempo para tudo isso, Vou experimentar e te aviso.
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esta iniciativa de vocês, poderiam ampliar colocando uns mapas de localização do local, pois este café não sei onde fica.
    Augusto

    ResponderExcluir