quarta-feira, 21 de março de 2012

EVU do Projeto da Orla é aprovado no CMDUA.

Fonte: Google Maps

Na noite de ontem, o CMDUA - Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental aprovou o processo de EVU da Orla de Porto Alegre, de autoria do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados. A região de Gestão de Planejamento 1, juntamente com a Região 6, e o IAB votaram contra a aprovação do projeto. A UFRGS, o ABES e o Instituto Urbano e Ambiental se abstiveram. O relator do Sinduscon, votou pela aprovação - e alegou que zoneamento não é parte de EVU (acho que então nós não sabemos mais o que é EVU). O Governo efetivamente pressionou para a aprovação e conseguiu mas a Região 1 já considera que conseguir anexar as suas solicitações junto ao processo já foi uma vitória.
Segue documento que foi anexado. Esperamos que ao menos o escritório considere estas ponderações de cunho técnico, para efetivamente propor uma Orla para Todos.





Agradecemos a todos que de alguma forma contribuíram com o processo, que foram às reuniões e que deram sugestões acreditando no processo democrático.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos





6 comentários:

  1. Eliana, você não entendeu e pelo jeito nem a RP1, a prefeitura escolheu o Jaime Lerner pela sua grife pois queria divulgar a orla da cidade. Vocês deveriam parar com essas criticas.
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo, a Prefeitura é que até agora não entendeu. Um projetoyurbano mal feito pode custar muito caro. Chandigarh na India é um belo exemplo disto, lindo exemplo da arquitetura modernista, mas que não funciona, com inúmeros problemas... feito pelo Le Corbusier. E quem paga a conta sempre? O povo! Eu não sei a quem interessa um projeto mal feito ou por que se ofendem tanto de um grupo que representa a comunidade cobrar por um projeto decente! Eliana

    ResponderExcluir
  3. O Jaime Lerner fez um excelente projeto para a orla, pode ser visto inclusive nas imagens do seu blog. Na apresentação na prefeitura se percebeu como ele é superior aos arquitetos usuais inclusive o arq. Taco o qual deu inúmeras explicações do conceito maravilhoso do projeto.
    Paulo

    ResponderExcluir
  4. Sim, Paulo, nestas imagens onde não vemos os bancos onde não sentaremos... Um excelente projeto mesmo... Minha filha vai adorar ir à Orla, só não sei onde ela vai brincar... Sem esquecer o bar que é uma verdadeira aberração... nem um aluno de projeto 1 faria algo tão fora da casinha, tão longe de normas sejam técnicas seja da própria legislação. Não sei qual a sua formação, mas pra mim, como arquiteta, não passou nos elementos mínimos que um EVU exigiria. Um zoneamento totalmente furado. Eliana

    ResponderExcluir
  5. só mais um parênteses... sobre o arq. Taco. Foi notório o despreparo do mesmo para responder à comunidade. Já o arq. Glênio, da prefeitura, que não é responsável pelo projeto, e nem é conhecido nem pela sutileza, nem pela amabilidade, falou com muito mais propriedade sobre o assunto. E respondeu a quase tudo o que foi questionado. Quanto ao Jaime Lerner... só ouvi falar.. não vi, não pude questionar e nem pude saber se afinal tem tamanho notório saber. Aliás, considerando o valor pago, achei uma deselegância. Eliana

    ResponderExcluir