quinta-feira, 22 de março de 2012

Duplicação da Avenida Beira Rio

     Conforme o site de notícias G1, iniciou-se na data de hoje a duplicação da Avenida Beira-Rio, segue texto integral:
     Começam nesta quinta-feira (22) as obras do terceiro e penúltimo trecho da duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, em Porto Alegre. A ordem de início das atividades será assinada no local, às 14h30, é contará com a presença do prefeito José Fortunati, do secretário de Obras e Viação, Cássio Trogildo e do secretário de Mobilidade Urbana e diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Capellari. O investimento, somente nesta etapa, é de aproximadamente R$ 22,5 milhões.
     O trecho três está situado entre o Parque Marinha do Brasil e o encontro com a Padre Cacique. A nova pista contará com canteiro central, três faixas e ciclovia. As obras devem durar pelo menos 12 meses. Outras duas etapas já estão em andamento desde 2010, sendo que a primeira já está em fase de conclusão.
     As obras de duplicação da Beira-Rio compreendem quatro trechos, somando 5,8 quilômetros de extensão. Completa, incluindo a quarta etapa entre a Aureliano de Figueiredo Pinto e a Usina do Gasômetro, a Edvaldo Pereira Paiva terá três pistas em cada sentido, rótulas, ciclovia, ponte sobre o Arroio Dilúvio e viaduto sobre a Avenida Padre Cacique. A duplicação da Avenida Beira-Rio é um projeto viário fundamental para a Copa do Mundo de 2014 e para os jogos do Inter. As seleções da Fifa e o atendimento médico durante as partidas terão faixa exclusiva para circulação. A duplicação da Beira-Rio vai até o final de 2013.
     A importância desta notícia além da sua localização é que ela traz a toma uma obra a muito discutida que é a implantação de mais uma ponte sobre o Arroio Dilúvio, junto ao Novo Fórum. Assunto muito discutido na RP1. quando verificado a informação no site da Prefeitura obtivemos mais informações:
     Em execução - No dia 2 de março, foi iniciada a construção da ponte sobre o Arroio Dilúvio, que ligará os trechos 1 e 2, que , em fase de conclusão, estão em obras desde julho de 2010. No momento, são realizadas as intervenções para o alargamento da avenida Ipiranga, entre a Beira-Rio e a Borges de Medeiros, para receber a cabeceira da ponte. Para esta intervenção, o investimento é R$ 4,5 milhões, incluindo a construção da ponte, que terá extensão de 80 metros, o alargamento e a repavimentação do trecho. A execução está a cargo do consórcio EPT-Procon. O prazo de execução é de aproximadamente oito meses, com estimativa de conclusão até o final de 2012, dependendo das condições climáticas.
     Assim que tivermos acesso a novas informações utilizaremos deste espaço para a divulgação.
     Segue uma localização do Fórum e da Futura ponte sobre o Arroio Dilúvio.

Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan

2 comentários:

  1. essa é a Ponte que o Felisberto comentou que devia ser feita pelo Tribunal?
    Flavio

    ResponderExcluir
  2. Essa mesma.. o Tribunal tinha assumido a execução da ponte que era uma das contrapartidas do Fórum Cívil e depois fez uma manobra para não executar mais. deu um prédio que custava menos que o solo criado que ele ganhou. Ou seja, sobrou pra prefeitura e para nós pagarmos mais esta conta! Eliana

    ResponderExcluir