domingo, 18 de março de 2012

Como ficou o guarda-corpo da ciclovia da avenida Ipiranga.

A todos que acompanharam, postamos aqui o resultado final e algumas ponderações sobre o processo, as questões técnicas e legais para a implantação do guarda-corpo da ciclovia da av. Ipiranga.
Inicio chamando a atenção sobre alguns "parênteses" do processo. Afinal, de quem é o dinheiro que está sendo utilizado para pagar o guarda-corpo? Pergunto por que em conversas com o assessor de imprensa da Prefeitura, Sr. Cláudio  Furtado, o mesmo me repassou que o valor era da Prefeitura e não do grupo Záffari, algo que na verdade exigiria uma licitação para a implantação do equipamento. Já no site, consta que o valor é do Grupo Záffari, e não da prefeitura, assim como as placas da obra indicam o Zaffari como empreendedor da ciclovia (mas não do guarda-corpo). Não há qualquer placa referente à execução do guarda-corpo, nem menção ao tal Grupo Leão de Parobé. Antes de tudo, eu gostaria de saber afinal, quem efetivamente está pagando... mesmo por que, o grupo Záffari ganhar divulgação de estar pagando e sair do nosso bolso (dos contribuintes) o valor, seria uma verdadeira vergonha. E que esta minha cobrança é legal e deve ser transparente a todos.


Sigo, destacando o guarda corpo e seu acabamento final, em algumas fotos que tirei no dia de ontem.




Como disse no início, apresento minha opinião técnica e pessoal de arquiteta que acompanhou todo o processo desde o início. Devo confessar que o resultado final me surpreendeu no que se refere ao custo. Um valor de pouco mais de R$ 115,00 por m linear é realmente um valor bem inferior às estimativas gerais o que deve ser considerado como bastante positivo. Não encontrei na internet maiores informações sobre o referido grupo Leão, de Parobé, que é o responsável pelo fornecimento do produto. E como o site da PMPA não divulga maiores informações, realmente não temos como discorrer sobre o material em si. Preocupa porém o fato de que de acordo com o Edital do Concurso, o guarda-corpo deveria atender à NBR 14.718 - Guarda Corpos de Edificação, o que não ocorreu nem no momento da escolha do vencedor, nem agora, no momento da implantação do modelo. Embora seja uma norma para edificações, ela estabelece padrões de segurança. E sua inserção no edital enquanto parâmetro de qualidade deveria ser respeitada. Fora a questão do espaçamento entre as peças, que no modelo instalado está bastante superior aos 11cm estabelecidos pela Norma, não há empunhadura (entre as alturas de 90 e 110cm). Neste trecho há apenas a almofada. No projeto inicial, havia uma barra superior, que não se manteve. mas se o custo está inferior ao R$ 150,00 por que não adequá-lo à Normatização exigida.
Preocupa-me também o fato de que se aspectos básicos não estão sendo atingidos, o que resta para os aspectos relacionados à resistência e segurança das peças. Ou seja, conforme Anexo A e B da Norma, quanto ao esforço estático horizontal e vertical (respectivamente), este guarda-corpo resiste ao esforço lateral de 167 kg por m linear? E quanto à resistência à impactos (Anexo C), ele resiste ao impacto de 700J (Joule) aplicado no centro geométrico do painel (aplicado tipo pêndulo)?
Destaco que estas questões, em se tratando de um produto novo, devem obrigatoriamente ter sido testadas para a segurança de todos, bem como para que futuramente não tenhamos que eventualmente pagar por alguma inadequação.
Utilizamos este espaço para que as pessoas sejam esclarecidas e destacamos que, em casos de inconformidade, tanto prefeitura quanto arquiteto podem ser responsabilizados (mutuamente).
Lembramos aqui que o nosso propósito não é político e sim técnico e que estas cobranças sempre serão feitas quando pertinentes. E que a transparência deve ser cobrada de todos os que gerenciam os recursos dos nossos imppostos, justamente para aumentar a eficiência da administração pública.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos 


6 comentários:

  1. Se funcionar esta tudo Ok. mas parece que não é o caso. E ai fica como outro processo com jeitinho da prefeitura de Porto Alegre? ou realmente funciona, devemos descobrir na sequência, apesar de eu ter minhas certezas já.
    Só queria destacar que estéticamente o desenhou piorou absurdamente, tanto que quase não identifiquei o projeto.
    Lineu

    ResponderExcluir
  2. Cara Eliana, o acabamento realmente parece ruim, mas vou dar uma olhada com meus próprios olhos, além disso, cocncordo com você em uma coisa se é novo por que já não supre todas as Normas, não entendo disso mas se é para segurança deve ser obedecida.
    Benites

    ResponderExcluir
  3. Eu achei muito frouxo parece que esta solto. Pode até ser seguro mas não parece definitivamente.
    Tiago

    ResponderExcluir
  4. Pessoal fui vi e me apavorei. A estrutura é fixada por uns parafusinhos. Se não se desmontar no uso vão levar embora de noite.
    Benites

    ResponderExcluir
  5. Algo me diz que o guarda corpo esta mmmuuuuuuuiiiittttttttooooooooooo frágil!!!!!!!!
    Só eu to vendo isso?
    Mateus

    ResponderExcluir
  6. Isso agüenta?
    Alessandra

    ResponderExcluir