sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Praças Móveis, idéia interessante para eventos temporários.

Seguidamente somos questiionados sobre a ocupação das mesas nos passeios, impedindo as passagens dos pedestres. Ao mesmo tempo, sabemos que áreas comerciais consolidadas valorizam ambientes muitas vezes os embelezando, como ocorre com a rua Padre Chagas, em Porto Alegre. O ar bucólico obtido pelos cafés e bares junto a algumas construções agrada, não apenas aqui mas em diversos locais.
Nem sempre porém é possível buscar esta ambiência.
Uma solução criativa, que pode ser aplicada para eventos temporários, chamou nossa atenção pois torna-se bastante viável, com um impacto bastante reduzido. São as chamadas Praças Móveis, que estão sendo utilizadas na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. A chamada praça ocupa o espaço de uma vaga de carro, liberando a calçada para o pedestre. A estrutura alia bancos, mesas, floreiras, de um modo bastante interessante e na verdade prático.
Pode se tornar uma opção para eventos itinerantes ou mesmo sazonais cuja época de realização possa detacar o pedestre, o usuário, em relação aos carros, deixando estes em segundo plano.























Fonte das imagens: http://www.architizer.com/en_us/blog/dyn/32955/san-francisco-parklets/

No final, acho que fica bastante simpático. Uma idéia que vale a pena ser replicada sim, acrescentando é claro um design com características bem brasileiras.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

2 comentários:

  1. Acho que pode ser pensada inclusive a outras áreas da cidade onde bares ocupam as calçadas, como por exemplo a cidade baixa.
    Arq. Alan Furlan

    ResponderExcluir
  2. Centro, cidade baixa isso poderia ficar legal em muitos lugares!
    Jorge

    ResponderExcluir