quinta-feira, 3 de novembro de 2011

9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. O cidadão, o meio e o arquiteto.

Com um tema geral ARQUITETURA PARA TODOS: CONSTRUINDO CIDADANIA, a 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, realizada na Oca, no Parque do Ibirapuera, abre com a proposta de gerar conhecimento. Idéia louvavel considerando que o grande público na maioria das vezes desconhece o que é arquitetura e urbanismo. A variedade de conhecimentos necessários, as interferências de cada varíavel em um projeto, poucas profissões aliam tantas formas de conhecimento e que devem ser combinadas para a produção de um produto final satisfatório, adequado e que atenda aos desejos de todos. "Roubando" uma citação que ficou bastante famosa, é como se cada arquiteto devesse ser um pouco "Steve Jobs", devendo saber o que as pessoas precisam sem que nem elas mesmas saibam. Afinal, o que produzimos está diretamente ligado à vida das pessoas. Nossos projetos, sejam de arquitetura, sejam urbanos, nosso planos diretores, estudos, tudo envolve a vida de todos e como nos interrelacionamos. E talvez por isto, surpreenda o fato de que ao mesmo tempo em que é tão importante, seja também tão pouco valorizada no dia-a-dia.
Canso de ver as pessoas preocupadas com o prazo, como se fosse a única coisa que valesse na execução de um projeto, deixando de lado funcionalidade, ambiência, economia, adaptação ao cliente. O pensamento pequeno e a ignorância suspreendem na maioria das vezes. Ou poderia dizer esperteza, já que muitos arquitetos ainda sofrem com o calote dos clientes. Quem nuca fez um projeto, não recebeu o pagamento, e ouviu uma desculpinha do tipo: "eu nem usei...". Ou pior, quem nunca ouviu: "mas vocês atrasaram, então eu não tenho por que te pagar..".
Pois, neste momento de Bienal Internacional de Arquitetura, de eleições da CAU, que os arquitetos se unam para concretizar a nossa profissão com a devida importância que ela têm. Que os arquitetos cada vez mais ampliem as ações no sentido divulgar a nossa profissão, sua complexidade, de modo que o público em geral compreenda que o arquiteto e urbanista é uma figura presente na vida de todos, mesmo que muitos não saibam.
(foto retirada do site: http://iabuberlandia.blogspot.com/2011/05/9-bienal-internacional-de-arquitetura.html)

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário