quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Conteiners x Casas: alternativa de solução versátil.

Em tempos de desastres naturais, enchentes, alagamentos, tsunamis, terremotos e outras tantas catástrofes, é mais do que necessário que os arquitetos pensem em construções de carácter emergencial, cuja construção se dê de forma ágil.
Os conteiner vêm a somar neste sentido, como podem nos demontrar o arquiteto Shigeru Ban - que criou abrigos temporários usando conteiners, e o escritório Poteet Architects, que desenvolveu uma casa de hóspedes em um conteiner.
A solução proposta por Shigeru Ban é a de empilhamento de 3 níveis de conteiner, que são dispostos intercalados de modo a criar condições de habitabilidade um pouco melhores para as comunidades atingidas pelo tsunami no Japão. O protótipo, segundo informações do portal Arcoweb, será para 188 pessoas, na cidade de Onagawa. A idéia tem um senso prático bastante apurado e se utiliza de uma estrutura pronta para poder amparar comunidades que em geral se encontram sem perspectiva alguma. garante a individualidade para as famílias impactadas, mesmo que em um abrigo temporário. Seguem algumas imagens retirada do site:



http://www.arcoweb.com.br/noticias-em-geral/vitimas-terremotos-japao-abrigos-temporarios-projetados-shigeru-ban-01-08-2011.html








Já a casa desenvolvida pelo escritório Poteet Architects surgiu da vontade do cliente de ter um espaço independente para os hóspedes e da facilidade e custo para obter conteiners nos Estados Unidos. O resultado formal realmente agrada e se tratando de um projeto de 2010, dá pra realmente repensar a utilização de conteiners, como habitações, mesmo que temporárias.




























http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/poteet-architects-casa-conteiner-27-04-2011.html

Num momento em que recursos estão cada vez mais escassos, a otimização de espaços é muito necessária. cada vez mais estamos cedendo a um consumismo desnecessário, esquecendo do essencial.
As duas idéias aqui sequem bem a linha do mestre Mies, Menos é Mais (Less is More).
Acho que vale o estudo e as propostas de soluções.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário