quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Brises, solução solar inteligente mas pouco utilizada.

Brises são soluções de controle solar que já foram muito utilizadas na arquitetura brasileira. Ao longo dos anos, porém, esta soluções perdeu força e deu lugar às padronizações de fachadas hoje verificadas. O post qquer destacar justamente easta falta que o brise anda fazendo na arquitetura do dia-a-dia e como a sua utilização pode ter reflexos potenciais no auxílio do controle térmico dos ambientes.
O Palácio da Justiça, aqui de Porto Alegre, é um belo exemplo de utilização deste sistema. Ao longo de sua fachada Oeste, brises verticais móveis protegem o local, de acordo com a intensidade da incidência solar.

















Já no Centro Administrativo Fernando Ferrari, também em Porto Alegre, utilizou-se o brise horizontal fixo para a redução parcial do sol na Fachada Norte.



Mas para exemplificar que a utilização do brise não precisa ficar restrito à grandes obras. Em um pergolado que projetamos em uma cobertura na zona sul, utilizamos brises móveis como forma de controlar a entrada de luz na cobertura de vidro. Com uma solução mais singela, foram projetadas caixas contendo os brises, que ficam conectados por uma peça metálica. Com uma alavanca simples, é possível abrir ou fechar mais o sistema de acordo com a intensidade de luz desejada.

























Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Um comentário:

  1. Muito interessante o blog de vocês realmente um achado a quem se interessa por arquitetura. Parabéns!
    Ronald

    ResponderExcluir