sexta-feira, 29 de julho de 2011

Design de passarela. Necessário.

Ao longo do ano passado, nossa equipe esteve envolvida no desenvolvimento de um projeto urbano para a área da sub-bacia do Arroio Pampa em Novo Hamburgo, com impacto especial no bairro Canudos, um dos mais populosos e carentes da cidade. Uma das principais características urbanas da área era a segmentação entre os lados leste e oeste do território, cortados pelo Arroio Pampa. Nos pontos onde algum caminho era criado, este era realizado com estruturas precárias, popularmente chamadas de pingelas.
Em outros locais com problemas similares, a solução encontrada e aplicada é a de canalização destes corpos d'água de pequeno porte. Para se ter uma idéia o leito do Arroio Pampa varia de 6 a 10m no local.
Mas a solução da canalização, além de cara, literalmente "varre a sujeira para debaixo do tapete". A poluição destes cursos d'água acaba se tornando mais intensa, já que se encontra escondida.
A proposta desenhada de passarela, busca justamente compensar estas áreas carente com um design diferenciado e útil.



A proposta é a de utilização do ganho formal dos cabos atirantados (estaiados) para reduzis as seções nominais dos elementos estruturais em madeira, tornando o custo da mesma mais acessível. O ganho estético, por sua vez, confere um diferencial a uma área onde o design em geral está esquecido.
A constatação das questões aqui descritas e das próprias carências de soluções relacionadas a estes tipos de passarelas de pedestres (ou pontes de pedestres) fez com que registrássemos o produto no DEBRazil 2011. Uma pré-seleção de produtos para o IF Design 2012.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Um comentário:

  1. Muito interessante a proposta de vocês, para a passarela. E adorei o video passeando por ela...
    Lívia

    ResponderExcluir