terça-feira, 26 de julho de 2011

Concurso Porto Olímpico, mais surpresas...

A verdadeira novela que se segue a divulgação do resultado do Concurso Porto Olimípico parece não ter fim. Nos últimos dias recebi um e-mail informando que alem de toda a discussão já trazida a público relacionada ao vencedor, que o mesmo pode ter plagiado outros projetos. O e-mail destacava a solução paisagística implantada pelo vencedor para a avenida Francisco Bicalho:



E encaminhava o link abaixo, bem como uma das imagens extraídas do site que destaco aqui:
http://www.landezine.com/index.php/2010/05/general-maister-memorial-park/




Pode-se dizer a as imagens falam por si. É realmente impressionante. Em especial à primeira.
O projeto em questão é o General Maister Memorial Park e foi desenvolvido pela Bruto Landescape Architecture. Foi projetado em 2005 e executado em 2007.
Espero não encontrar as edificações do projeto vencedor em alguma outra página da web... é uma verdadeira decepção para a arquitetura brasileira, que tem profissionais de vanguarda como Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha...

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

5 comentários:

  1. Plágio já esta valendo nos concursos do IAB-RJ, depois dos integrantes do IAB, só faltava isso mesmo.
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Mas e a banca não viu o nível do plágio, isso é o fim, fica parecendo que estes concursos promovidos pelos iab são na verdade instrumentos para burlarem as licitações...
    João Batista

    ResponderExcluir
  3. Cade as autoridades, o iab nacional, o crea, o ministério publico, será que ninguém esta vendo esse absurdo. Alem de participar sem direito, o vencedor ainda copia o projeto de outros para mim isso e caso de perder os direitos de projetar. Sei lá um verdadeiro absurdo.
    Valter

    ResponderExcluir
  4. Sim, os concursos do IAB são apenas instrumentos para burlarem as licitações e entregarem as obras a quem interessa entregar... por tras da mafia do IAB-RJ, não se esqueçam, há a máfia das construtoras, bem conhecida no Rio de Janeiro e do qual o Sr. Backheuser (Leia-se: Filho do dono da Carioca Engenharia )é o representante oficial dentro do IAB... Mas o vexame maior é a passividade do povo brasileiro, em especial, nesse caso, de toda a classe de arquitetos que nada fala sobre isso.. slavo raras exceções como a arquiteta dona desse Blog. Alias, parabens Eliana Castilos!

    ResponderExcluir
  5. e ainda tem uma copia fiel do projeto final do aluno daniel medina, na mesma área, que participou do concurso junto com o flavio ferreira. eles ja entraram com o projeto pronto! e o flavio.. só para lembrar, foi um dos co-autores do edital!

    ResponderExcluir