sábado, 16 de julho de 2011

Coleta de Lixo em Porto Alegre, vantagens e desvantagens.

Desde o início da semana, uma nova discussão está circulando pelas ruas da cidade de Porto Alegre, a implantação da coleta automatizada de lixo. Isto por que os conteiners, prometidos desde abril de 2011, agora efetivamente "tomam" as ruas.
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/procempa/default.php?reg=112&p_secao=82

Para aqueles que desconhecem a solução que está em implantação, destaca-se que a proposta é de que estes conteiners ocupem áreas em vias públicas e não nas calçadas. Da totalidade de unidades implantadas, apenas 30% destes deverão ser colocados em calçadas, os demais ocuparão o espaço equivalente ao de um carro estacionado. A proposta de Porto Alegre segue o exemplo de outras cidades do mundo.
(imagen do site da PMPA)


A discussão desta solução, porém, passa pelo esclarecimento de algumas questões que surgem aos moradores das áreas onde serão implantados tais conteiners. Como por exemplo:
- é sabido que a disposição destes elementos causa interferência visual sobre os imóveis próximo. Deste modo, a prefeitura deve deixar claro qual a regra que define sua posição;
- como ficam as calçadas (mesmo que sejam apenas 30% do conteiners dispostos em calçadas) principalmente em relação à circulação de pessoas, em especial aquelas com necessidades especiais, em relação a estas novas barreiras que serão criadas?
- trata-se de conteiner destinado ao lixo orgânico. Foi feita algum trabalho de conscientização sobre esta questões? o conteiner contem alguma comunicação nestes sentido, visando coibir a união de lixos orgânicos e recicláveis todos neste mesmo ponto?
- o que evita o incêndio em seu interior, quando as pessoas errôneamente colocam "tocos de cigarro" no local?
- como fica a questão dos odores vindos destes equipamentos?
É claro que com o passar do tempo iremos nos familizar com o assunto, e poder evoluir a situação. A iniciativa de tratar o lixo de forma diferente já é por si só um avanço, e evitar que o lixo fique, por si espalhado no meio das ruas já incentiva a população a cuidar mais do espaço público. Isso não quer dizer, porém que a situação não possa melhorar. Tenho certeza de que soluções de conteiners enterrados, nem que sejam parcialmente enterrados, já ajudaria a melhorar visualmente as áreas. É claro que enterrá-los envolve um custo maior e principalmente deixa mais rígida a questão do posicionamento de tais elementos. mas acho que o ganho estético, principalmente em áreas ´turísticas e históricas deve valer a pena. Basta observar a imagem disponibilizada no Jornal Correio do Povo para verificar o exemplar da rua doa Andradas (rua da Praia) e sua relação totalmente desproporcional entre pedrestes e mesmo a caixa da via.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário