quinta-feira, 9 de junho de 2011

Energia Solar, Alemanha confirma a opção

O governo Alemão acaba de confirmar que irá investir ainda mais na produção de energia através de fontes alternativas e renováveis. Além de ser hoje o segundo pais com maior produção de energia renovável (eólicas e fotovoltaicas) o pais é um dos maiores exportadores de tecnologia verde.
A chanceler Angela Merkel, determinou seguindo um apelo da maioria da população alemã, que abandonará a energia nuclear que hoje representa 23% da sua energia, a data limite é 2022.
Além disso o governo alemão espera reduzir o consumo de energia em 10% até 2020. para ações imediatas o governo pretende instalar 5.000MW´s de capacidade fotovoltaica ainda este ano.
Fonte das informações: site da Folha Online.
A Alemanha anunciou ontem um plano para pôr fim definitivo ao uso de energia nuclear até 2022, no que está sendo chamado no país de uma "virada energética".
Abaixo destaco segmentos desta materia publicada no site ipen.br:
"O plano foi anunciado pelo ministro do Meio Ambiente, Norbert Röttgen, após reunião entre os partidos que integram a coalizão da chanceler (premiê) Angela Merkel. A ideia é que a proposta seja formalizada pelo gabinete na semana que vem e submetida ao Parlamento.
"Não é nada mais, nada menos que uma revolução. Temos a chance de ser a primeira nação industrial a fazer a transição para a energia renovável", disse Merkel.
Pelo plano, as 17 usinas nucleares do país serão desativadas até 2021. Há, porém, possibilidade de extensão por um ano para três delas.
Além disso, as sete usinas cujas atividades haviam sido congeladas por três meses em março, após o acidente nuclear em Fukushima (Japão), já não voltam a operar. Uma usina que estava parada desde acidente em 2009 também será desativada."

Exemplo de turbinas instaladas na Alemanha, imagem retirada do site wind-energie.de:
Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan

Nenhum comentário:

Postar um comentário