sábado, 4 de junho de 2011

C40 - São Paulo, melhorias por mais metro.

Conforme o Prefeito de São Paulo, Kassab, uma maneira eficaz de melhorar as condições de habitabilidade de grandes cidades passam sim pelo metro. No caso de São Paulo a ampliação das suas linhas já existentes, 70km´s. Espero que no nosso caso a criação da linha 2, Porto Alegre, seja assumida pela Prefeitura Municipal, e que esta consiga efetivar essa idéia de mais de 10 anos.
Posto abaixo alguns trechos da reportagem do site estadão, publicada no link ao lado no dia 27 de maio de 2011: Kassab anuncia C40 e pede por mais metro

"O prefeito Gilberto Kassab anunciou nesta sexta-feira que pretende direcionar 2% do orçamento municipal a políticas ambientais e reclamou da falta de metrô, que tem como consequência direta o excesso de carros pelas ruras, como o principal problema ambiental da cidade.

O prefeito estava no lançamento do C40, congresso internacional de prefeitos de 47 megalópoles mundiais para discutir padrões de sustentabilidade urbana. O evento, que terá mesas-redondas e apresentação de cases de sucesso de planejamento verde, será sediado em São Paulo entre 31 de maio e 3 de junho."


"“É o maior evento para pensar a mitigação e a adaptação das cidades às mudanças climáticas”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem.


Ar mais limpo. Kassab destacou a mitigação da poluição do ar como destaque a ser apresentado no C40, principalmente pela implementação do programa de inspeção veicular e pelas medidas adotadas para capturar gases de aterros sanitários e gerar energia. Especificamente, o prefeito fala das termelétricas instaladas nos aterros sanitários Bandeirantes e São João, respectivamente nos bairros Perus e São Mateus, que utilizam o metano emitido para a geração da energia.
Questionado sobre a arrecadação dos aterros, o prefeito afirma que o montante, avaliado em R$ 70 milhões e obtido com a venda de créditos de carbono em leilão, é aplicado em projetos para a comunidade local. Kassab aproveitou para anunciar o aumento do orçamento municipal para a secretaria de Meio Ambiente. “Tivemos a oportunidade de aumentar as verbas de 0,4 a 1,1% para a Secretaria de Meio Ambiente, e queremos chegar a 2%.”
Segundo o prefeito, o pior problema ambiental hoje na cidade é a falta de mais linhas de metrô, o que obriga o uso de carro pela população. “São apenas 70 km de linhas, e estamos pagando o preço histórico pela falta de atenção para essa política pública."" 

O encontro demonstra claramente alguns rumos e idéias que estão sendo efetivadas em diversas partes do mundo e que nós urbanistas e cidadãos esperamos sejam aplicadas também aqui.

Arquiteto e Urbanista Alan Cristian Tabile Furlan

2 comentários:

  1. São Paulo aproveitando os eventos para conseguir dinheiro externo para si e as outras capitais só ficam esperando... Depois reclamam que São Paulo consegue mais verba, tem mais é que conseguir mesmo além de ser muito maior se empenha em demonstrar para todos que trabalha mais por isso.
    César.

    ResponderExcluir
  2. Sao Paulo esta certa cidade que nao investe em metro nao de desenvolve.
    Espero que Porto alegre perceba isso agora e aproveite o momento

    ResponderExcluir