quinta-feira, 3 de março de 2011

Visões sobre a acessibilidade universal.

Ao caminhar no centro de Porto Alegre, visualizei duas soluções distintas relacionadas à acessibilidade, que merecem destaque. Uma muito bem realizada, dentro da norma de acessibilidade e rotas de fuga, e uma nem tão boa assim. Destaco ambas pois uma é o que mais facilmente reconhecemos como o atender à normas de acessibilidade, que é na verdade o mínimo, os famosos corrimãos. A outra, contempla a acessibilidade bem dentro dos padrões das normas, incluindo também a sinalização podotátil das rampas e guarda corpo nas rampas.
Vale a pena observar e passar a cobrar este tipo de solução pois um país que irá sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada deve no mínimo estar adequado quanto a estas questões. E sao adequações simples, que devriam ser exigidas de todas as empresas.



















Loja Vivo da Rua Uruguai.













Banco Santander, Edifício Província.

















Detalhe da rampa, Banco Santander, Edifício Província.



Destaco que conforme já havíamos postado antes, http://cubbos-consultoria.blogspot.com/2011/01/acessibilidade-universal-um-dos-grandes.html a solução sempre mais usual era a da meia acessibilidade. Felizmente esta situação parece estar mudando.
Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário