terça-feira, 15 de março de 2011

Arquitetura de Interiores: Banheiros. Reciclando ambientes.

Muitos nos perguntam sobre como economizar em uma reforma e ao mesmo tempo garantir uma renovação geral no ambiente.
Segue uma dica simples, mas bem viável para muitos casos:
"A substituição de cubas de embutir ou sobrepor por cubas de apoio."
O resultado deste tipo de solução pode ser conferido na foto:


A dica se torna mais viável ainda por algumas situações aqui descritas. Em geral, os tampos de sanitários estão dispostos a uma altura de ecrca de 80cm. Uma cuba de apoio, como a utillizada (marca: Incepa, modelo Inverno), aumenta em cerca de 8cm a altura do tampo. Isso o faz ainda inferior a uma tampo de cozinha, que mede cerca de 90cm. Ou seja, nada fora de padrões ergonômicos.
Destacamos apenas que para a realização deste tipo de procedimento, alguns cuidados devem ser tomados.
1º. Meça o buraco da cuba de embutir ou de sobrepor para poder verificar quais modelos de cubas de apoio podem cubrir todo o espaço. Em geral, as cubas quadradas se tornam mais adequadas por garantirem uma maior cobertura do buraco em si.
2º. Remova cuidadosamente a massa plástica que faz a união da cuba ao tampo. Isto por que em geral temos tampos bem acabados ou mesmo armários que não precisam ser refeitos, mas a cuba de apoio é uma solução diferenciada que muda a cara do banheiro.
3º. Uma vez retirada a cuba, subtitua pelo novo modelo. É necessário substituir também, na maioria dos casos, a torneira ou misturador. As opções de uso são o monocomando de bica alta, como o da foto, ou mesmo uma torneira ou misturador comum, com bica alta ou acrescido por um extensor.

No caso do nosso cliente, o armário também foi feito sob medida. Mas se for existente, você não precisa removê-lo. O que pode é fazer uma alteração, para usar o espaço até então inutilizado pela cuba de embutir, por exemplo.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário