quinta-feira, 17 de março de 2011

Acessibilidade universal, um exemplo a ser seguido.

Ontem, novamente ao precisar ir ao banco, me surpreendi positivamente com o que encontrei. Pela primeira vez pude visualizar uma série de indicações relacionada à Norma NBR 9050. Posto-as aqui pois são soluções que geralmente não conseguimos ver aplicadas. A agência em questão é a do Banco Santander da avenida Carlos Gomes, próximo à Bagé, em Porto Alegre.
Como se pode observar nas imagens, nos degraus da escada há a sinalização visual nos degraus (adesivos amarelos localizados nas bordas). na mesma escada, destaca-se que os corrimãos prolongam-se cerca de 30cm após o término da escada, exatamente como consta na norma, e ainda possuem a sinalização em Braile, junto ao término deste corrimão. E é claro, a sinalização podotátil, junto ao início da escada, indicando sua existência.


Há ainda a questão dos anéis táteis de sinalização. Os anéis são dispostos de modo ao usuário poder identificar o início e término destes elementos. Segue imagem:

É muito interessante ver a aplicação prática destas solução até então restritas aos livros e projetos, poucas vezes colocadas em prática. Destaco portanto o exemplo deste banco, exemplo este que deveria ser seguido por todos.

A única falha, que posso observar é a ausência do corrimão à altura de 72cm, existindo apenas o de 90cm. Entretanto, o que observamos já é muito mais do que até então estavamos habituados a observar em ambientes públicos.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário