terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Até que ponto esta arquitetura é realmente "ecologicamente" correta.

As sopas de letrinhas continuam assolando quem trabalha nas áreas da arquitetura. São muitas siglas e uma que vem ganhando força a cada dia é a LEED - Leadership in Energy & Environmental Design (liderança em energia e design ambiental).
Cada vez mais a preocupação com o meio ambiente se torna presente nos projetos de arquitetura. E esta avaliação vêm de encontro com as necessidades do mundo, e não apenas do usuário. É o coletivo, na frente do indivíduo.
Mas ao ter contato com algumas matérias, me surpreendo com alguns aspectos, fazendo sempre questão de postar estas críticas aqui. Não que o objetivo seja a crítica pela crítica, mas sinto que quando fazemos a crítica consciente, contribuímos para melhorar o todo.
http://www.designatento.com/arquitetura-e-interiores/arquitetura/arquitetura-ecologicamente-correta.html
A matéria desta casa, que é platina no ranking da LEED, me chamou a atenção por um pequeno fator. Sua metragem. Com um total de aproximadamente 2700,00m², me pergunto até que ponto não temos que começar a reciclar também nossas necessidades, contribuindo na manutenção do meio ambiente como um todo. Não apenas diminuindo os impactos mas também as intervenções sobre o meio, mesmo que estas intervenções sejam menos agressivas.
As imagens do projeto em si são muito bonitas, o projeto é limpo, claro, agradável, mas mesmo sendo platina, será que não há um exagerado gasto em metragens quadradas, considerando a preocupação com o meio ambiente, tão difundida pela própria LEED?
O projeto é de Jimmy Bratain, da Design Works Studio
Abaixo algumas imagens. Tirem vocês suas próprias conclusões.























Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário