sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Rio 2016: Projeto de última geração.

Uma agência suíça, a RAFAA Architecture and Design, elaborou um projeto bem inovador de geração de energia, a ser implantado na cidade do Rio de Janeiro. Conforme informações do site Resumo Digital:
Este projeto se baseia em uma usina solar que irá utilizar a energia do sol durante o dia para abastecer a Vila Olímpica. O projeto pretende usar células solares de altíssimo desempenho e assim a energia solar excedente será usada para bombear água salgada do mar para a parte superior da torre. Quando o sol se por e as células fotovoltaicas já não forem mais funcionais a água será liberada do topo da torre acionando as turbinas hidroelétricas, assim gerando energia mesmo quando não há sol. Além de abastecer a vila olímpica a energia excedente poderá ser usada para iluminar as ruas de Rio de Janeiro.






















Fonte das imagens: http://resumodigital.com.br/2010/03/vila-olimpica-verde-para-rio-2016/

Algumas outras informações podem ser obtidas no site Design Boom. Link segue abaixo:
http://www.designboom.com/weblog/cat/9/view/10242/rafaa-architecture-and-design-solar-city-tower-rio-de-janeiro.html, como a imagem abaixo:

















Achei bem interessante, e praticamente a única notícia realmente inovadora em relação às Olimpíadas. Vale a pena dar uma olhadinha. Fora ser útil, eu achei, formalmente, um projeto muito bonito.
Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário