segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Rio 2016: Logomarca genial, com alguma polêmica...

Para quem curte um pouco de design, 2010 terminou com um momento bem legal, o lançamento da logomarca oficial dos jogos olímpicos de 2016. E digo legal, pois o logo em si é realmente muito bom. Ele é envolvente, harmônico, suave e ao mesmo tempo marcante.

Em uma fase em que o 3D está sendo tão comentado, nas novas mídias de tvs e cinema, ter um logotipo em 3d só destaca a força criativa do povo brasileiro.

De autoria da agência de publicidade Tátil Design de Idéias, o logo foi objeto de concurso público para a sua escolha, iniciado em março de 2010, numa disputa que envolveu 138 participantes. A avaliação coube a um juri formado por 12 membros, cabendo a decisão final ao COI (Comitê Olimpico Brasileiro).
Conforme o próprio site da Rio 2016:
http://www.rio2016.com.br/
a marca remete à Diversidade Harmônica, à Energia Contagiante, ao Espírito Olímpico e à Natureza Exuberante. Ou seja, ao Rio de Janeiro.
Na minha modesta opinião, a continuidade das formas que representam as pessoas, unidas, indistintas, e formam as linhas do Pão de Açúcar, cartão postal da cidade ficou realmente bonito. As cores, fortes, vibrantes, são a cara do povo brasileiro.
Mas é claro que haveira alguma polêmica envolvendo o logotipo. Já há rumores de plágio. O logotipo da Telluride Foundation também remete às pessoas unidas dando as mãos... mas novamente, na minha opinião, sem a quallidade formal da marca da Rio 2016.

Talvez quem não atue nestas áreas relacionadas à criação, não entenda, mas nenhuma idéia parte do nada. Nos inspiramos no que achamos belo, seres, objetos, frases, músicas... tudo pode nos trazer o lampejo que irá se tornar um grande trabalho. E ter o lampejo, ser criativo e consolida-lo em uma idéia realmente boa, este é o desafio.
Não acho que tenha havido qualquer plágio. É apenas mais uma polêmica levantada.
Para mim, o que vale é a qualidade da proposta, que é a cara do brasileiro, criativa da melhor forma possível.
Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário