quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Recycled Island: Seria o que fazer com os plásticos jogados ao mar?

Com base no que temos observado nas áreas das grandes metrópolis, no que se refere aos destino do lixo, impossível não pensar no que deve acontecer nas praias. Sim, por que se nas cidades, não conseguimos colocar o lixo no lugar correto, qual seria a quantidade de resíduos estimada que se encontra no mar? É que o mar é tão amplo, que, já que não vemos, não pensamos.
Mas os acontecimentos dos últimos dias nos fazem repensar noss relação com a natureza. Quantos desastres naturais serão precisos para passarmos a investir em uma verdadeira educação ambiental?
Postamos a poucos dias, sobre a ARCA, o projeto russo que teoricamente suportaria catástrofes naturais:
http://cubbos-consultoria.blogspot.com/2011/01/predio-russo-suportaria-catastrofes.html
mas não seria o ideal, tentar desenvolver projetos para justamente evitá-las?
Um novo projeto que encontrei na web, ainda não é isto que eu me refiro, mas já é uma tentativa. A Recycled Island, ou Ilha Reciclável, é um projeto do escitório WHIM architecture. A idéia é de utilizar os resíduos plásticos que são jogados ao mar como base flutuante para uma ilha artificial, que irá abrigar refugiados de destastres naturais. Nesta ilha haveiram área de plantio e cultivo, de modo a torná-la autoosustentável. A idéia é meio louca, mas já considero um começo, principalmente quando consideramos que o projeto está recebendo apoio financeiro em 2010 do fundo Netherlands Architecture.

Reclycled Island

Reclycled Island

Reclycled Island

Reclycled Island

As imagens foram retiradas do site do próprio projeto, onde também podem ser obtidas maiores informações:
http://www.recycledisland.com
Já é um começo, mas considero fundamental que as diferentes áreas profissionais, não apenas arquietos, urbanistas e engenheiros, repensem a questão ambiental, pois muitas das vezes considero que o principal problema é reflexo da educação, ou melhor, da falta dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário