quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Orla do Guaíba: um caso a ser repensado.

Dos temas que acho interessante expor aqui no blog, o caso curioso da Orla do Guaíba merece, sem dúvida um post especial. Porto Alegre pode não ter a orla mais bonita do mundo, afinal, concorrer com cidades como o Rio de Janeiro é uma covardia. Mas nós temos aqui uma situação que garante um grande diferencial para a cidade, que é a extensão desta área de Orla, em relação ao tamanho e área da cidade. O curioso é que este fato positivo parece fazer com que muitas pessoas desmereçam este espaço. O conjunto de atividades que temos na nossa orla simplesmente não se utiliza da vista, e novas construções planejadas parecem manter este princípio.
Temos instalados junto à Orla: 2 shoppings (Praia de Belas e Barra Shopping Sul), 1 museu (Iberê Camargo), 1 estádio de futebol (Sport Club Internacional), 1 centro de resíduos vegetais... e ainda teremos 1 teatro (OSPA), 1 centro de convenções (que irá integrar o conjunto do estádio do Inter).
É impossível entender o que leva uma cidade a dar as costas para um elemento que garante tamanha valorização imobiliária. Isto por que, vários são os bairros junto à orla, com elevado valor imobiliário (Vila Assunção, Ipanema...). Ao invés de garantir o uso e o acesso ao Guaíba, como ocorre no calçadão de Ipanema, ou no bairro Tristeza, estamos ocupando nossos espaços mais valorizados e belos com funções que poderiam estar ali ou em qualquer outro lugar da cidade, sem se valer da beleza natural do espaço.Abaixo segue algumas fotos que tirei andando de carro pela orla.

Barra

Museu

Praia

Composteira

Estádio


















Quero aqui pedir um maior cuidado dos urbanistas, para o que estamos fazendo com a nossa cidade.

Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário