segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

COPA 2014: Projeto do Inter recebeu liberação ambiental da Smam.

Só não se sabe direito para que é esta licença ambiental. Afirmo isso pois consultando alguns sites, vejo uma grande distorção de informações. O site do Globo Esporte afirma que a licença ambiental é para as reformas de modernização do estádio, citando cabines e outras exigências da FIFA, além da própria cobertura, que não é na verdade uma exigência. E só.
O link desta matéria segue abaixo.
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2010/07/inter-obtem-licenca-ambiental-para-iniciar-obras-no-complexo-beira-rio.html
Já o site do jornal Correio do Povo trata algo bem diferente. Fala de autorização para remoção de vegetais, para a construção de todo o projeto Gigante para Sempre.
http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=242132
Sendo que esta autorização saiu apenas em 5 de janeiro de 2011, achava muito importante que o assunto seja mais tratado de forma mais transparente. Já basta que o Sport Clube Interncional querer usar o espaço aéreo (quero dizer, o espaço sobre a calçada, que é público) sem pagar nada!!!
Não é porque a Copa está aí que podemos fazer o que quiser. Até o momento, não foi apresentado o estudo de tráfego de todo o complexo que inclui um Centro de Eventos 3x superior ao da Fiergs.
Lembrando que temos que pensar a cidade pós Copa do Mundo. Sabemos que um evento deste porte pode fazer milagres pela economia de uma cidades, mas pode também gerar prejuízos e problemas talvez nem imaginável. Basta ver as Olimpíadas de Atenas.












Fonte: Site Oficial Sport Clube Internacional

Peço apenas que as pessoas reparem no tamanho do prédio que na imagem está a direita do estádio Beira Rio. É um dos estacionamentos projetados, sendo que ao fundo está o prédio do Centro de Convenções, até maior, em relação ao tamanho das pessoas. É um projeto que sequer integra as pessoas do estádio com a Orla, que dirá o resto da cidade com a Orla.
Lembro que em reuniões da RP1 (Região de Planejamento 1), a maior solicitação era a integração com o rio ou lago Guaíba. E ainda hoje, não vejo esta necessidade contemplada. Temo medo de nossa orla receber mais um projeto que dá as costas para as belezas naturais da nossa cidade.
Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário