segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Consultoria para Condomínios: uma necessidade crescente.

Fiz várias postagens nos últimos tempos sobre meio ambiente, novas tecnologias, soluções para evitar tragédias e desastres naturais. Mas me surpreende como, apesar de todas as notícias que vemos diariamente, poucos são os condomínios (sejam residenciais ou comerciais) que tomam a iniciativa de fazer algo básico, a manutenção das áreas e edificações que estão sob a sua responsabilidade.
De uma maneira geral, o que vemos é que os condomínios, quando precisam, ou seja, quando já há pouco o que fazer, recorrem a profissionais muitas vezes com pouca ou nenhuma capacitação, para fazer serviços. Em geral, ou são empreiteiras, os os famosos seu João, seu Zé... que tem a incumbência de resolver problemas, na maioria das vezes graves.
E aqui afirmo, pela experiência que já temos a cerca de 7 anos atendendo Condomínios, que por mais experiente que seja o síndico, ele precisa do auxílio técnico de um profissional capacitado, como um arquiteto ou um engenheiro, para lhe orientar sobre uma séria de procedimentos.
Isto por que, por vezes, ou melhor, na maioria das vezes, não há recursos para fazer todo o necessário, e neste caso, é preciso fazer escolhas, que tevem ter como base a questão técnica.
Esta questão é ainda mais reforçada em edificações antigas, onde as necessidades são ainda maiores. Manutenção de caixas d'água, colunas de água que necessitam ser substituídas, impermeabilizações... Não foi apenas uma nem duas vezes, que ouço pessoas me falarem que os canos não resistem. E quando pergunto se estão utilizando as linhas reforçadas (séries especiais) devido ao fato do prédio ser alto, nem sabem do que estou falando. Sem o conhecimento adequado, o mais barato, na maioria das vezes, não é a melhor opção, ou melhor sai caro. O mesmo ocorre com tintas. Já ouvi, de um engenheiro de uma grande empresa de reformas aqui de Porto Alegre que a síndica deveria usar a tinta fosca no exterior do prédio pois ficaria mais bonito. Ora, a durabilidade é muito inferior, assim como o custo de execução, entre tintas foscas e semi-brilho.
Nestas oras é que se vê a importância da consultoria. Lembrando que, eticamente, se o profissional ou sua empresa dão consultoria, jamais devem eles mesmos realizar determinado serviço. Assim como o cuidado com a avaliação de serviços de outros profissionais também deve ser redobrado, devendo o trabalho ser guiado sempre pela objetividade.
Arquiteta e urbanista Eliana Hertzog Castilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário